Existem diferenças que devem ser observadas ao escolher o piso. Muitos possuem funções específicas que devem ser levados em consideração na escolha.
O modelo de revestimento causa sensações sensorial e perceptiva diferentes, que influencia diretamente no dia a dia dos moradores. Por isso, deve ser levado em consideração vários aspectos na hora de escolher o piso adequado.
Para saber como optar pela peça certa para as suas necessidades, separamos os principais detalhes que você deve considerar. Abaixo estão todos eles, confira!
O piso é de extrema importância estética e funcional para uma residência. Seja durante a fase de construção ou reforma, a opção correta garante uma limpeza mais fácil, assim como a circulação de pessoas. Além disso, escolher o material certo deixa o cômodo mais aconchegante e funcional.
Para escolher o revestimento ideal, é necessário considerar alguns fatores, como durabilidade, instalação e manutenção. Além disso, um importantíssimo detalhe que é preciso considerar é o clima da região em que você reside.
Sendo assim, em locais com temperatura fria a preferência deve ser por pisos mais quentes e vice-versa. Mas, afinal, o que são pisos quentes e frios e para quais ambientes são indicados?
Os pisos frios são aqueles feitos em cerâmica ou vidro. Eles são considerados bons condutores de calor e, por isso, são capazes de reduzir a temperatura de um ambiente, de acordo com o clima do local.
Eles são mais fáceis de limpar e exigem pouco cuidados, portanto são indicados para áreas externas, de preferência os antiderrapantes. Também são adequados para a cozinha, pois esse ambiente necessita de um material mais resistente, principalmente à água, arranhões e à circulação de pessoas.
Outros espaços que precisam de um piso durável é o banheiro e a área de serviço. Quanto menos poros o piso tiver, melhor, pois assim absorverão menos água. Nessa linha, encaixam-se o porcelanato esmaltado e as pastilhas. A sala, por sua vez, também pode ter o piso frio e receber um tapete para garantir que os pés de quem está vendo TV fiquem quentinhos.
Já o piso quente não é capaz de conduzir muito bem o calor, fazendo com que ele mantenha sempre a mesma temperatura. Esse efeito é o responsável por dar a sensação de um chão aquecido durante o inverno.
Eles podem ser utilizados tanto na área social quanto na íntima — já ouviu dizer que não é recomendado pisar descalço no chão ao acordar, por causa da friagem? Então, um piso quente resolver esse problema.
As opções que entram nessa lista são os pisos de madeira, vinílico, taco e carpete. Não é recomendado utilizá-los nas áreas molhadas, pois absorvem água e podem mofar.